quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Concentração comum.

Olá amantes e simpatizantes da QUÍMICA, hoje o assunto é concentração comum que é a relação da massa do soluto em relação ao volume da solução.

Bem, quando voçê faz um suco ou simplesmente adiciona uma determinada quantidade de açucar em um determinado volume de água está fazendo uma solução ( mistura homogêneo que possui apenas uma fase em sua extensão), nesse caso o açucar é o soluto ( dissolvido - menor proporção) e água é o solvente (o que dissolve - maior proporção).
A quantidade do soluto em relação a 01 (um ) litro da solução pode ser mensurada e expresso em gramas por litro (g/L), visto que o soluto é expresso em massa. Essa relação é chamado de concentração comum.
 Em se tratando de vestibular, as questões geralmente trazem o volume da solução em mL ou mg, então necessita de transformação de unidades.
lembrete: 1 L corresponde a 1000 mL;
                 1g  corresponde a 1000 mg;
                 1 kg vale               1000 g.
Caso necessitar de converter as unidades, lhes ensino um "macete":
 para transformar L em mL basta multiplicar por mil, se inverso divida por mil. A mesma regra serve para as outras unidades.
 ex. 500 mL / 1000 = 0,5L
       2 L  x 1000 = 2000 mL

Existe uma fórmula para se chegar a concentração comum de uma solução.

C = m1/V

C = concentração comum;
m1 = massa do soluo;
V = volume da solução.

Ex.
 Foram adicionados 2g de sal (Nacl, NaOH....) em um balão, e adicionou-se água suficiente para formar 800 mL de solução. Qual é a concentração comum?

800mL / 1000 = 0,8 L

aplicando a formula:

C = 2g/0,8 L

C = 2,5 g/L.

Esse vídeo aula traz exemplos de questões de solução comum.

 Abraço a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário