Mestrandos: Adriana
Carla Oliveira de Morais Vale
Elaine
Cristina de Almeida Evangelista
Gilvan
Pereira dos Santos
Jusciléia
Tavares da Silva
Noelson
Freitas Nascimento
ESBOÇO DE UM
PROJETO DE PESQUISA
BOA VISTA/RR
A utilização
do Laboratório virtual de química no ensino da concentração comum de soluções
no 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Boa Vista-RR.
Natureza: O
ensino tradicional de química não garante o aprendizado satisfatório dos conteúdos
curriculares, a internet cada vez mais apresenta-se como alternativa auxiliar
do professor. Diante da facilidade de acesso a grande rede, por que não fazer
uso dessa ferramenta no repasse dos conhecimentos?
Justificativa: Com a
dificuldade de aprender química pelos alunos, surge a necessidade de aplicar
alternativas que visem atenuar esse problema. Esse projeto tem o cunho de
propor uma investigação para melhorar o aprendizado da ciência química e
apresentar resultados que satisfaça esse anseio.
Contexto: A
pesquisa será realizada com os alunos do 2º ano do Ensino médio de uma escola
da rede pública estadual de Boa Vista-RR.
Objetivo
geral: Utilizar o
laboratório virtual de química, como recurso a auxiliar o professor da referida
disciplina a melhorar o aprendizado de alunos do segundo ano do ensino médio,
em relação ao conteúdo concentração comum de soluções.
Objetivos
específicos:
Realizar
experimentos através de preparo de soluções;
Aplicar
conhecimentos sobre concentração comum a partir dos experimentos.
Investigar o
impacto na aprendizagem significativa dos alunos.
Conceitos de solução, concentração, dificuldade
de aprendizagem através do método tradicional), em seguida pesquisar em
periódicos de revista de química (química nova na escola) nos últimos 05
(cinco) anos.
Revisão da literatura:
Pretende-se fazer um levantamento bibliográfico
sobre o assunto de uma forma genérica. (Internet, aprendizagem virtual, ensino
de química, experimentação
Referencial
teórico: a pesquisa será
baseada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.
Hipótese: é possível utilizar o laboratório virtual para fixação do conteúdo de
química ministrado em sala de aula.
Procedimento: Ministrar o assunto em
sala de aula; levar os alunos até o laboratório de informática; através do
acesso à internet utilizar o laboratório virtual, onde os discentes manipularão
o programa com comando simples; tudo será acompanhado pelo professor, onde reforçará
os conceitos de solução e concentração.
Coleta de Dados: Nota das observações
realizadas, tanto na sala de aula como no laboratório de informática tendo em
vista a participação e o nível de interesse e a compreensão do conteúdo.
Avaliação formativa realizada após do laboratório virtual.
Análise de dados: será utilizado análise
qualitativa, onde ao final será aprendizado através avaliação formativa.
Recursos: serão utilizados materiais disponíveis na escola
Cronograma: seis meses.
Dividindo esse tempo em:
Revisão
bibliográfica;
Pesquisa de campo;
Aulas expositivas;
Aulas práticas no laboratório virtual;
Aplicação da avaliação diagnóstica;
Análise dos resultados obtidos;
Elaboração do artigo;
Relatório: Artigo publicado em revista especializada.
laboratório virtual para fixação do conteúdo de a de
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Procedimento: Ministrar o assunto
em sala de aula; de informática; a internet l, onde os com comando simples;
tudo será acompanhado pelo professor, onde reforçará os conceitos de solução e
concentração.
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Coleta de Dados: Nota das
observações realizadas, tanto na sala de aula como no laboratório de
informática tendo em vista a participação e o nível de interesse são do
conteúdo. Avaliação formativa realizada após do laboratório virtual.
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Análise de dados: será utilizado
análise qualitativa, onde ao final será mensurado o aprendizado através
avaliação formativa.
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