sexta-feira, 1 de maio de 2015

Projeto de pesquisa-Quimica



Mestrandos: Adriana Carla Oliveira de Morais Vale
Elaine Cristina de Almeida Evangelista
Gilvan Pereira dos Santos
Jusciléia Tavares da Silva
Noelson Freitas Nascimento





ESBOÇO DE UM PROJETO DE PESQUISA





BOA VISTA/RR
A utilização do Laboratório virtual de química no ensino da concentração comum de soluções no 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Boa Vista-RR.

Natureza: O ensino tradicional de química não garante o aprendizado satisfatório dos conteúdos curriculares, a internet cada vez mais apresenta-se como alternativa auxiliar do professor. Diante da facilidade de acesso a grande rede, por que não fazer uso dessa ferramenta no repasse dos conhecimentos?
Justificativa: Com a dificuldade de aprender química pelos alunos, surge a necessidade de aplicar alternativas que visem atenuar esse problema. Esse projeto tem o cunho de propor uma investigação para melhorar o aprendizado da ciência química e apresentar resultados que satisfaça esse anseio.
Contexto: A pesquisa será realizada com os alunos do 2º ano do Ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Boa Vista-RR.
Objetivo geral: Utilizar o laboratório virtual de química, como recurso a auxiliar o professor da referida disciplina a melhorar o aprendizado de alunos do segundo ano do ensino médio, em relação ao conteúdo concentração comum de soluções.
Objetivos específicos:
Realizar experimentos através de preparo de soluções;
Aplicar conhecimentos sobre concentração comum a partir dos experimentos.
Investigar o impacto na aprendizagem significativa dos alunos.
Conceitos de solução, concentração, dificuldade de aprendizagem através do método tradicional), em seguida pesquisar em periódicos de revista de química (química nova na escola) nos últimos 05 (cinco) anos.
Revisão da literatura:
Pretende-se fazer um levantamento bibliográfico sobre o assunto de uma forma genérica. (Internet, aprendizagem virtual, ensino de química, experimentação
Referencial teórico:  a pesquisa será baseada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel.
 Hipótese: é possível utilizar o laboratório virtual para fixação do conteúdo de química ministrado em sala de aula.
Procedimento: Ministrar o assunto em sala de aula; levar os alunos até o laboratório de informática; através do acesso à internet utilizar o laboratório virtual, onde os discentes manipularão o programa com comando simples; tudo será acompanhado pelo professor, onde reforçará os conceitos de solução e concentração.
Coleta de Dados: Nota das observações realizadas, tanto na sala de aula como no laboratório de informática tendo em vista a participação e o nível de interesse e a compreensão do conteúdo. Avaliação formativa realizada após do laboratório virtual.
Análise de dados: será utilizado análise qualitativa, onde ao final será    aprendizado através avaliação formativa.
Recursos: serão utilizados materiais disponíveis na escola
Cronograma: seis meses. Dividindo esse tempo em:
Revisão bibliográfica;
Pesquisa de campo;
Aulas expositivas;
Aulas práticas no laboratório virtual;
Aplicação da avaliação diagnóstica;
Análise dos resultados obtidos;
Elaboração do artigo;
Relatório: Artigo publicado em revista especializada.
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u     Coleta de Dados: Nota das observações realizadas, tanto na sala de aula como no laboratório de informática tendo em vista a participação e o nível de interesse são do conteúdo. Avaliação formativa realizada após do laboratório virtual.
u     Análise de dados: será utilizado análise qualitativa, onde ao final será mensurado o aprendizado através avaliação formativa.
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